As primeiras imagens da futura estação de alta velocidade de Gaia

As primeiras imagens da futura estação de alta velocidade de Gaia
| Porto
Porto Canal

A linha de alta velocidade Porto-Lisboa vai ter uma paragem em Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia. As primeiras imagens da futura estação ferroviária vieram a público esta semana.

A nova infraestrutura fará parte de “um polo intermodal de transportes” com ligações ao metro, à rede de transportes públicos rodoviários e a um conjunto de acessibilidades pedonais e cicláveis. No total, serão 14.6 quilómetros, sendo dez em túnel, desde Espinho até à nova ponte rodoferroviária que será construída sobre o rio Douro.

Inicialmente, a nova estação de Vila Nova de Gaia não fazia parte do projeto apresentado pelo Governo, uma decisão que só foi concretizada na sequência de um conjunto de iniciativas promovidas pelo autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

O investimento do projeto da linha de alta velocidade que ligará Lisboa ao Porto numa hora e 15 minutos ronda os 4,5 milhões de euros. Além de Gaia, prevê-se paragem em Leiria, Coimbra e Aveiro.O arranque está previsto para 2026.

Joan Busquets, o arquiteto e urbanista catalão que tem a seu cargo o plano para Campanhã, será o responsável pela execução de um plano de urbanização com o objetivo de integrar a futura estação ferroviária de alta velocidade em Gaia.

A par desta linha, está a ser desenhada uma outra entre o Porto a Vigo, na Galiza, com estações no aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga e Valença.

+ notícias: Porto

Ataque em centro social no Bonfim foi considerado "crime público"

Foi na madrugada de segunda-feira que o Centro Social Autogerido A Gralha, no Porto, foi alvo de um incêndio e atos de vandalismo. O espaço localiza-se na mesma freguesia onde foram agredidos imingrantes. Através das redes sociais o centro reagiu e disse que o espaço vai manter-se encerrado, enquanto decorre investigação da ocorrência considerada crime público.

Incêndio de grandes dimensões em casa devoluta no centro do Porto

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou numa casa devoluta no Largo da Ramada Alta, entre as ruas Serpa Pinto e Barão de Forrester, no Porto. As chamadas, no edifício com dois pisos estão a ser combatidas por mais de uma dezena de bombeiros, acompanhados por seis meios.

Antigo Matadouro de Campanhã já tem novo nome

O antigo Matadouro Industrial de Campanhã, que está a ser reconvertido para dar corpo a um centro empresarial e cultural, já tem nome escolhido. A informação foi divulgada através do ‘website’ do projeto.