Vítimas de abusos sexuais da Igreja querem sensiblizar Marcelo

Vítimas de abusos sexuais da Igreja querem sensiblizar Marcelo
Lusa
| País
Porto Canal / Agências

A associação Coração Silenciado, que representa vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica, espera sensibilizar o Presidente da República para este problema na reunião desta sexta-feira e assim contribuir para diminuir o sofrimento das pessoas.

Marcelo Rebelo de Sousa recebe a associação de vítimas no Palácio de Belém, em Lisboa, a partir das 17:30, sensivelmente 11 meses depois de ser conhecido o primeiro relatório nacional sobre este tema, realizado pela Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica.

Apesar de não quererem prestar declarações públicas antes do encontro com o chefe de Estado, representantes da Coração Silenciado indicaram à Lusa que esperam poder apresentar a Marcelo Rebelo de Sousa ideias novas para impedir que possam ocorrer mais abusos na Igreja e questionar o que está a ser feito para ajudar as vítimas e a forma como este processo tem decorrido mais recentemente, agora através do Grupo VITA.

Dois dias depois, em 14 de janeiro, domingo, a Associação Coração Silenciado será recebida pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), um encontro anunciado desde final de dezembro e que acontece na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima.

Na reunião devem participar, pelo episcopado português, o presidente e vice-presidente da CEP, José Ornelas e Virgílio Antunes, respetivamente, e o secretário da Conferência, padre Manuel Barbosa.

O encontro realiza-se cerca de dois meses depois de a Coração Silenciado ter manifestado, em carta aberta aos bispos católicos portugueses, “tristeza, desagrado e indignação” pela forma como têm “lidado com o tema dos abusos sexuais na Igreja que conduzem”.

Na carta, datada de 02 de novembro, a associação considerava que “nove meses depois da apresentação do relatório da comissão criada (…) para o estudo deste tema, (…) muito poucas foram as ações desenvolvidas e as atitudes concretas levadas a cabo”.

O relatório apresentado em fevereiro de 2023 pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, validou, ao longo de quase um ano de trabalho, 512 testemunhos de casos ocorridos entre 1950 e 2022, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de 4.815 vítimas.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.