Há menos comboios a circular e cada vez mais atrasados, revela estudo 

Há menos comboios a circular e cada vez mais atrasados, revela estudo 
| País
Porto Canal \ Agências

A pontualidade e a regularidade dos comboios piorou “em praticamente todos os serviços” entre 2019 e 2022, mantendo-se os comboios realizados em 2022 abaixo dos valores pré-pandemia, segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

De acordo com o Relatório Sobre Desenvolvimento do Mercado Ferroviário Nacional no Âmbito do Espaço Ferroviário Único da União Europeia 2020-2022, “em termos de pontualidade, entre 2019 e 2022, registou-se um agravamento em praticamente todos os serviços, não obstante uma melhoria temporária nos anos de 2020 e 2021”.

“Nos serviços urbanos/suburbanos de Lisboa, a Fertagus continua a apresentar melhores índices de pontualidade do que os serviços da CP-Lisboa, com um IP3 [Índice de Pontualidade de 3 minutos] de 93%, em 2022 (contra 86% na CP)”, detalha o documento publicado no site da AMT.

Por sua vez, os serviços de longo-curso “foram os que registaram piores índices de pontualidade”.

As conclusões do relatório, hoje divulgado pelo Jornal de Notícias, apontam ainda que, durante o período em análise, se verificou uma “deterioração da regularidade em todos os serviços relativamente a 2019”, nomeadamente relativamente ao número de supressões e ao índice de regularidade.

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.