Congresso PS. Santos Silva recusa comentar notícias “seletivas” contra Costa

Congresso PS. Santos Silva recusa comentar notícias “seletivas” contra Costa
| País
Porto Canal/Agências

O presidente do parlamento recusou esta sexta-feira comentar notícias seletivas, que resultam de “uma filtração”, indicando que o Ministério Público entende alegadamente que o primeiro-ministro é suspeito de crime de prevaricação no âmbito da Operação Influencer .

“Não dou valor a supostas notícias que resultam de uma filtração. Toda a gente percebe que [essa notícia] é seletiva, interessada”, declarou Augusto Santos Silva à chegada ao 24.º Congresso Nacional do PS, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Uma notícia publicada esta sexta-feira pelo “Observador” refere que António Costa é suspeito de alegada prática de crime de prevaricação pela aprovação do novo Regime Jurídico de Urbanização e Edificação no Conselho de Ministros de 19 de outubro – um diploma que terá beneficiado ao objetivo da empresa Start Campus no sentido de instalar um centro de dados em Sines.

O presidente da Assembleia da República apenas acrescentou sobre este caso que importa “esperar tranquilamente pelo desenvolvimento do processo na única sede em que deve fazer-se: Na justiça”.

“Vamos deixar à justiça o que é da justiça”, repetiu.

No plano político, Augusto Santos Silva recusou que os desenvolvimentos da Operação Influencer possam manchar o Congresso do PS.

“Deste congresso, vai sair um PS unido, inteiro, vivo, determinado. Eu, como o PS, estamos disponíveis para prosseguir um trabalho que foi interrompido não por nossa vontade”, declarou, aqui numa crítica à decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de dissolver o parlamento e convocar eleições antecipadas para 10 de março.

O ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros também não fechou à porta à possibilidade de voltar a integrar as listas de candidatos a deputados do PS e poder ser reconduzido nas funções de presidente da Assembleia da República.

“Estou disponível para continuar a servir. Sou também professor universitário. E qualquer desses dois casacos me serve bem”, declarou.

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.