Salário mínimo sobe 60 euros mas 'aumento real' representa menos de metade disso

Salário mínimo sobe 60 euros mas 'aumento real' representa menos de metade disso
| Economia
Porto Canal

O salário mínimo nacional em 2024 foi fixado em 820 euros, um aumento de 60 euros face aos 760 que estavam estabelecidos em 2023. Com a decisão de manter o salário mínimo isento de retenção na fonte, quanto vai ser o ganho real deste aumento?

Depois daquela que foi nomeada como uma 'marcha-atrás' pelos partidos da oposição, o Governo optou por manter a isenção de IRS para os trabalhadores que recebem o salário mínimo.

A 'Ernst&Young', a pedido do jornal Observador, apresentou simulações para diferentes cenários de forma a determinar quanto irão receber ao final do mês os portugueses que beneficiem deste aumento.

De acordo com a consultora, o ganho pode chegar aos 27 euros para um trabalhador dependente, solteiro e sem filhos. Nas mesmas condições mas com um filho, o ganho passa a ser 'nulo'.

Por sua vez, para trabalhadores dependentes, casados (dois titulares) e que tenham um ou dois filhos o ganho também será 'nulo'.

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.