DGArtes atribui oito milhões de euros para apoiar programação de 18 espaços da rede de teatros

DGArtes atribui oito milhões de euros para apoiar programação de 18 espaços da rede de teatros
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

A Direção-Geral das Artes atribuiu apoio à programação a 18 espaços da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), na segunda edição deste concurso, que vai distribuir oito milhões de euros no total, abaixo dos 10 milhões disponíveis.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, a Direção-Geral das Artes (DGArtes) lembrou que os oito milhões vão ser distribuídos ao longo de quatro anos “num contributo decisivo para assegurar uma gestão regular e contínua da oferta cultural” dos teatros agora abrangidos e que se juntam aos 38 já apoiados em 2022.

“Com esta 2.ª edição do concurso, verifica-se um reforço do apoio à programação dos equipamentos RTCP em várias das regiões NUTS II do país, sendo a região Centro a que teve maior reforço de apoios propostos (10), seguida da região Norte (4), do Alentejo (2) e do Algarve (2)”, pode ler-se no comunicado da DGArtes, que não elenca os teatros apoiados e realça a existência de uma fase de audiência de interessados.

A DGArtes recordou que “as atividades propostas para financiamento, ao abrigo deste programa de apoio, inscrevem-se no domínio da programação, através da concretização de projetos de artes performativas e complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais”, podendo também abranger residências artísticas ou ações de mediação e formação.

Uma vez que o concurso tem um ciclo de abertura bienal, o próximo está previsto para 2025.

O concurso para esta segunda edição do apoio à programação da RTCP abriu em agosto, tendo um montante disponível de 10 milhões.

A esta linha de apoio só se podiam candidatar os equipamentos de fora dos concelhos de Lisboa e do Porto e que não tivessem sido apoiados para o ciclo entre 2022 e 2025.

Com a abertura deste concurso, o investimento global de apoio à programação da RTCP ascendeu a 29 milhões de euros, o que, segundo a DGArtes em agosto, contribui “de forma assinalável para a descentralização cultural e coesão territorial, incentivando um mais amplo acesso às artes”.

Atualmente são mais de 90 os equipamentos que fazem parte da RTCP, 38 dos quais apoiados para programação entre 2022 e 2025.

A RTCP foi criada para combater as assimetrias regionais e para fomentar a “coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).