Trabalhadores dos bares dos comboios da CP em greve quinta e sexta-feira

Trabalhadores dos bares dos comboios da CP em greve quinta e sexta-feira
| País
Porto Canal/Agências

Os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso da CP irão voltar às greves, na quinta e sexta-feira, "pela defesa dos seus direitos" e aumentos salariais, segundo um comunicado esta quarta-feira divulgado.

Na nota, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, lê-se que “os trabalhadores da NewRail, Ld.ª, que trabalham nos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, voltam à greve nos dias 28 e 29 do corrente [mês] na defesa dos direitos e por aumentos salariais”.

A estrutura disse que “a CP não internalizou o serviço de refeições dos comboios, fez um concurso à última hora”, acrescentando não estarem garantidos os postos de trabalho a partir do dia 31 de dezembro de 2023.

Na mesma nota, o sindicato disse que a NewRail, empresa concessionária do serviço, “comprometeu-se a apresentar uma proposta de aumentos salariais para 2024, mas não cumpriu a promessa”.

“Além disso, a empresa deve trabalho suplementar, férias e subsídios de férias a alguns trabalhadores, que ainda não liquidou, e as condições de trabalho têm piorado”, denunciou a estrutura.

Os trabalhadores concentram-se, esta quinta-feira, junto à estação de Campanhã, no Porto, indicou o sindicato.

Os profissionais já levaram a cabo uma paralisação em setembro, pela assinatura do acordo de empresa e “em luta por outros direitos que estão a ser postos em causa, designadamente pelo pagamento na íntegra do trabalho suplementar, fornecimento de uma refeição nos casos de atrasos dos comboios, reforço do quadro de pessoal, melhores condições de trabalho e contra as escalas discriminatórias", segundo um comunicado dessa altura.

A CP - Comboios de Portugal anunciou em maio que o novo operador dos bares dos comboios de longo curso já tinha regularizado os salários dos trabalhadores, tendo o serviço sido retomado nessa altura, depois de um longo impasse.

Os trabalhadores dos bares dos comboios estavam, até essa altura, sem receber salários há vários meses, depois de a anterior concessionária ter enfrentado problemas que levaram à suspensão do serviço.

Estes profissionais levaram a cabo uma greve de meses e vários protestos para a resolução da situação, que começou a desenhar-se depois de a CP ter avançado com a resolução do anterior contrato.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).