Saldo das administrações públicas com excedente de 3,3% do PIB até outubro

Saldo das administrações públicas com excedente de 3,3% do PIB até outubro
| Economia
Porto Canal/ Agências

Portugal registou um excedente de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiros nove meses do ano, em contas nacionais, acima dos 2,6% registados no período homólogo de 2022, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Considerando valores para o conjunto dos três trimestres de 2023, o saldo das AP [Administrações Públicas] foi positivo, representando 3,3% do PIB, registando-se uma melhoria deste indicador face a igual período de 2022 (2,6% do PIB)”, avança o INE nas Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional.

Segundo a autoridade estatística, o valor de excedente apurado no conjunto dos nove meses foi de 6.594,2 milhões de euros, devido a um crescimento da receita total de 9,3% maior do que o aumento de 7,2% da despesa total.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.