Alfredo Maia é o cabeça de lista da CDU no Porto. Paulo Raimundo lidera em Lisboa

Alfredo Maia é o cabeça de lista da CDU no Porto. Paulo Raimundo lidera em Lisboa
PCP
| País
Porto Canal / Agências

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai encabeçar a lista da CDU por Lisboa nas eleições legislativas antecipadas de 10 de março, anunciou esta quarta-feira a coligação, que apresenta o deputado Alfredo Maia como cabeça de lista no Porto.

Paulo Raimundo estreia-se assim como cabeça de lista em eleições legislativas, substituindo o anterior secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que tinha liderado a lista por Lisboa desde as legislativas de 2005.

No Porto, a lista da CDU vai ser encabeçada por Alfredo Maia, atualmente deputado na Assembleia da República e que, de acordo com uma nota biográfica divulgada pela CDU, é jornalista e foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas.

Já por Beja, a CDU volta a apresentar o deputado João Dias como cabeça de lista, à semelhança do que já tinha acontecido nas legislativas de 2022, 2019, em que conseguiu sempre ser eleito.

Em Braga, a professora Sandra Cardoso é a escolha da CDU para cabeça de lista, naquela que será a sua estreia em eleições legislativas. De acordo com a nota biográfica, é doutorada em desenho e inovação em formação e integra “equipas de diferentes projetos nacionais do ministério da Educação”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou na quinta-feira o decreto de demissão do Governo (que entrou em vigor na sexta-feira), um mês depois de o primeiro-ministro ter apresentado a sua demissão ao chefe de Estado, em 07 de novembro, que a aceitou de imediato e, consecutivamente, decidiu dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou a sua demissão ao Presidente da República em 07 de novembro, por causa de uma investigação judicial sobre a instalação de um centro de dados em Sines e negócios de lítio e hidrogénio, que levou o Ministério Público a instaurar um inquérito autónomo no Supremo Tribunal de Justiça em que é visado.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores

Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.