Existe uma praceta da Palestina no centro do Porto?

Existe uma praceta da Palestina no centro do Porto?
| Porto
Maria Pinto Silva

Em novembro deste ano foi colocada no cruzamento da Rua Fernandes Tomás com a Rua Sá da Bandeira uma placa a identificar aquela praça com o nome de “Praceta da Palestina”.

Ao que tudo indica, a placa foi colocada por Miguel Januário, artista da 'Underdogs Gallery', que partilhou o momento na rede social X, antigo Twitter. A colocação da placa naquele local teve como objetivo a promoção de uma manifestação pró-Palestina para apelar ao fim dos conflitos em Gaza.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As opiniões dos portuenses dividem-se. Se por um lado há quem defenda que “a Palestina precisa de pessoas que digam que ela tem que ser livre”, outros consideram que “mudar o nome de uma praça não é de todo necessário e existem outros meios para ajudar”.

No passado dia 5 de novembro centenas de pessoas manifestaram-se pela paz no Médio Oriente, apelando ao fim da ocupação da Palestina. A manifestação teve início na chamada 'Praceta da Palestina' e estendeu-se até à praça D. João I. A paralisação foi convocada pelo Movimento pelos Direitos do Polo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses e pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação.

+ notícias: Porto

Halloween chega ao Porto à boleia de família americana

É na rua da Vilarinha, no Porto, que encontramos uma casa mascarada com decorações de Halloween. Não estamos nos Estados Unidos da América (EUA), onde esta tradição é levada à risca, mas existem abóboras e fantasmas que assustam os três pisos (interior e exterior) da habitação dos nova-iorquinos Gonzalez, residentes no Porto há cinco anos.

Feriado molhado, feriado abençoado. Chuva forte e trovoada regressam ao Porto

No primeiro dia de novembro, a cidade do Porto vai acordar cinzenta, de acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Contudo, os aguaceiros previstos para esta sexta-feira dão tréguas já este sábado com os termómetros a registar temperaturas acima dos 20ºC.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.