Oficial. Salário mínimo em Portugal sobe para 820€ já a partir de janeiro

Oficial. Salário mínimo em Portugal sobe para 820€ já a partir de janeiro
| Economia
Porto Canal

O salário mínimo nacional vai subir dos atuais 760 euros para 820 euros já a partir de janeiro de 2024. A atualização do valor de retribuição mínima mensal, que foi acordada em Concertação Social em outubro e aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros, consta de um decreto-lei que foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.

"O presente decreto-lei vem determinar o aumento para (euro) 820 do valor da RMMG [retribuição mínima mensal garantida], com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024", é possível ler-se no documento.

Em causa está um aumento de 7,8%, ou seja 60 euros, do salário mínimo nacional, sendo o maior incremento alguma vez registado.

O Governo reitera ainda que o objetivo é que o salário mínimo suba gradualmente até atingir os 900 euros em 2026.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.