São João sob pressão. Hospital está a receber doentes de sete hospitais com urgências encerradas

São João sob pressão. Hospital está a receber doentes de sete hospitais com urgências encerradas
| Norte
Porto Canal

O Hospital de São João, no Porto, está a receber doentes transferidos dos hospitais de Penafiel, de Viana do Castelo, de Braga, de Barcelos, de Vila Nova de Famalicão, da Póvoa de Varzim/Vila do Conde e de Matosinhos.

Segundo avança o jornal Expresso, os doentes precisam de ser vistos pela especialidade de cirurgia geral e alguns necessitam mesmo de cirurgia, visto que os serviços de urgência da especialidade nos hospitais das suas zonas têm fechado devido à falta de médicos para preencher as escalas.

O São João já tem adiado consultas e cirurgias programadas, escreve o jornal Expresso, para responder ao elevado fluxo que têm tido nas urgências. Cirurgia geral e obstetrícia são as especialidades que estão a ter mais constrangimentos na região norte devido à escusa dos médicos às horas extraordinárias. 

De acordo com a diretora da urgência em Cirurgia Geral do São João, Elisabete Barbosa, só o hospital de Guimarães é que não transferiu doentes para o São João e têm passado todo o dia e toda a noite a operar.

No fim do passado mês de outubro, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) avisa que novembro poderá ser o pior mês dos últimos 44 anos no SNS. Numa entrevista ao jornal Público, Fernando Araújo revela que a reorganização das urgências estará pronta até final do ano e que, dentro de pouco tempo, só poderá ir às urgências quem for enviado pela linha SNS24, por um médico ou por outro hospital.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias.