António Costa demite-se do Governo

António Costa demite-se do Governo
| Política
Porto Canal

"Apresentei a minha demissão a sua Exma. o Presidente da República", disse António Costa, numa declaração ao país a partir de São Bento, residência oficial do Primeiro-Ministro.

O primeiro-ministro apresentou a demissão do cargo esta terça-feira, após as buscas que decorreram esta manhã em vários gabinetes do Governo e que levaram à detenção de cinco pessoas, incluindo o chefe de gabinete de Costa, Vítor Escária.

"Dediquei-me de alma e coração a servir Portugal e a servir os portugueses", começou Costa na declaração ao país, antes de apresentar a demissão.  "Não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito ou censurável”, afirmou Costa sobre o processo-crime instaurado contra si.

“A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, boa conduta e menos ainda a suspeita de prática de ato criminal”, referiu na declaração ao país em que apresentou a demissão.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

António Costa assumiu o cargo em 2015, ao liderar o XXI Governo Constitucional sendo reeleito no cargo em 2019. Foi ainda ministro de Estado e da Administração Interna, entre março de 2005 e maio de 2007, no governo de José Sócrates. Entre 1991 e 2004 foi também deputado à Assembleia da República.

Durante dois anos presidiu na Assembleia da República ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista, de abril de 2002 a março de 2004 e, pouco tempo depois, rumou ao Parlamento Europeu onde foi deputado entre junho de 2004 e março de 2005, tendo sido, durante esse período, vice-presidente do Parlamento Europeu.

 

O que levou à demissão de António Costa?

Durante a manhã desta terça-feira, foi tornado público buscas da Polícia de Segurança Pública (PSP) em vários ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento. Em causa está um inquérito que está a investigar a exploração de lítio em Montalegre e a suspeita de crime nos negócios do hidrogénio verde.

A meio da manhã, já tinham sido detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Esária, o consultor próximo de Costa, Diogo Lacerda Machado, e o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, assim como dois executivos de empresas, avançou o jornal Público.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o primeiro-ministro é alvo de uma investigação autónoma do Ministério Público num inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiça. “No decurso das investigações surgiu, além do mais, o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do primeiro-ministro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos no contexto suprarreferido. Tais referências serão autonomamente analisadas no âmbito de inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiça, por ser esse o foro competente”, lê-se numa nota divulgada pela PGR.

Estão a ser alvo de buscas e serão constituídos arguidos os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e das Infraestruturas, João Galamba, assim como o antigo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Na manhã desta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu António Costa a pedido deste, na sequência de buscas.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.