Mau tempo. Manto de espuma cobriu o porto de A Guarda, na Galiza 

Mau tempo. Manto de espuma cobriu o porto de A Guarda, na Galiza 
| Mundo
Porto Canal

O porto de A Guarda, na Galiza, acordou pintado de branco, dada a abundância de espuma marinha que cobriu por completo aquela zona.

De acordo com os 'media' locais, o fenómeno natural recorrente no concelho vizinho de Caminha, fez com que a espuma superasse os dois metros de altura.

Segundo o CanalTech, “a espuma do mar contém, além do sal, muita matéria orgânica dissolvida das mais variadas origens, como gordura de animais e algas marinhas mortas. Tais compostos orgânicos atuam como surfactantes, os agentes espumantes — basicamente, detergentes naturais”. 

Recorde-se que a Galiza esteve em aviso laranja devido à passagem da tempestade Ciarán e, posteriormente, da depressão Domingos, que afetou a Península Ibérica nos últimos dias. 

Na costa galega, os ventos atingiram os 124 Km/h e as ondas alcançaram os 11 metros de altura.

 

+ notícias: Mundo

Nova polémica na Eurovisão. Vários detidos em protesto no exterior da Malmö Arena

Várias pessoas foram detidas este sábado, no exterior da Malmö Arena, onde decorre a final do 68.º Festival Eurovisão da Canção, na Suécia, durante os protestos contra a participação de Israel no concurso, que reuniram milhares de pessoas.

Suíça vence festival da Eurovisão

A Suíça venceu a 68.ª edição do Festival da Eurovisão, com a cançao "The Code", este sábado. 

Morreu o primeiro doente transplantado com rim de porco geneticamente modificado

O primeiro doente transplantado com um rim de porco geneticamente modificado morreu quase dois meses depois de ter sido submetido ao procedimento, anunciou no sábado a família e o hospital que realizou a cirurgia.