PCP considera Governo o “único responsável” pelo que vier a acontecer no SNS

PCP considera Governo o “único responsável” pelo que vier a acontecer no SNS
| Política
Porto Canal / Agências

O secretário-geral do PCP responsabilizou o Governo pelo que vier a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e disse não ver “grande entusiasmo” no executivo para chegar a acordo com os sindicatos dos médicos.

Em declarações aos jornalistas à frente do centro de saúde de Odivelas, em Lisboa, onde se deslocou esta manhã para contactar com utentes, Paulo Raimundo alertou que não é apenas o mês novembro que “vai ser trágico” - como admitiu o diretor-executivo do SNS, Fernando Araújo -, uma vez que os últimos meses já têm sido “um drama”.

“Tudo o que aconteceu até agora e tudo o que vier a acontecer nos próximos tempos é da única responsabilidade política do Governo. E, portanto, o Governo devia olhar para este problema, para o drama, e tomar as medidas necessárias para evitar tudo aquilo que possa vir a acontecer”, declarou.

Paulo Raimundo advertiu que há “milhares de pessoas” em risco de “ficar sem tratamentos, sem consultas, com o que isso significa na saúde de cada um e nos riscos da vida de cada um”.

Questionado se acredita que vai haver um acordo entre o Governo e os sindicatos dos médicos na reunião deste sábado, Paulo Raimundo disse esperar que sim, salientando que “não há nenhuma razão para não se chegar a acordo”, mas manifestou ceticismo.

“Sinceramente, não estou a ver grande entusiasmo do Governo para esse efeito. Há aqui qualquer coisa que está mal explicada e há um arrastamento que não é compreensível”, afirmou, acusando o Governo de andar há 16 meses “a enrolar as negociações” com os sindicatos.

“O ministro pode-se pintar da cor que quiser, mas a prática é essa. (…) Estava esperançado que, perante a situação com que estamos hoje confrontados, ia ser diferente, mas pelos vistos não”, acrescentou.

Questionado se considera que as propostas feitas pelo Governo ao sindicatos são suficientes, o líder do PCP respondeu que “os sindicatos não têm estado de acordo com elas e, portanto, isso significa alguma coisa”.

Paulo Raimundo acrescentou que “não vale a pena o Governo tentar dividir utentes e profissionais”, salientando que os utentes sabem que os profissionais de saúde têm “grande qualidade, empenho e dedicação”.

“Podem vir com a pressão, a chantagem, mas isso não vai acontecer, porque os utentes sabem, por experiência própria, todos os dias, que encontram nos profissionais de saúde gente que se empenha para manter o serviço a funcionar”, disse.

O secretário-geral do PCP reiterou que o Governo parece estar apostado “não em resolver os problemas, mas em desmantelar o SNS” e defendeu que o que está em causa é “salvar o SNS do negócio da doença”, numa alusão aos privados.

Interrogado se considera que se está a caminhar para uma privatização no SNS, o secretário-geral do PCP disse que é a isso que se está a assistir, alegando que a proposta de Orçamento do Estado do Governo transfere cerca de oito mil milhões de euros “dos bolsos do Estado para o setor privado e para o negócio da doença”.

Paulo Raimundo defendeu que “há condições, há meios, há recursos e há dinheiro” para se investir no SNS, salientando que isso se vê quando o Governo decide “transferir dois mil milhões em benefícios fiscais aos grandes grupos económicos” ou “fechar os olhos” aos paraísos fiscais.

“Quando a opção é esta, é claro que a manta é curta e não dá para tudo. Quem fica sempre com os pés destapados são os utentes do SNS, é quem trabalha e trabalhou uma vida inteira”, disse.

Mais de 30 hospitais de norte a sul do país estão a enfrentar constrangimentos e encerramentos temporários de serviços devido à dificuldade das administrações completarem as escalas de médicos.

Em causa está a recusa de mais de 2.500 médicos em fazerem mais do que as 150 horas extraordinárias anuais a que estão obrigados.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.