Efacec: PCP considera que negócio é “tão evidente” que não justifica comissão de inquérito

Efacec: PCP considera que negócio é “tão evidente” que não justifica comissão de inquérito
| Política
Porto Canal / Agências

O secretário-geral do PCP considerou hoje que o processo de privatização da Efacec é “tão evidente” que não justifica uma comissão de inquérito e disse temer que o negócio seja “uma antecâmara” do que se quer fazer na TAP.

“A questão da Efacec é tão evidente, tão evidente, que eu não estou a ver para que é que se vai perder tempo numa comissão de inquérito”, afirmou Paulo Raimundo em declarações aos jornalistas à frente do centro de saúde de Odivelas, em Lisboa.

O Chega e a Iniciativa Liberal já anunciaram que vão propor a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à privatização da Efacec, tendo o PSD igualmente admitido avançar com essa proposta caso o Governo não esclareça todos os detalhes do negócio.

O dirigente do PCP sublinhou que, na última comissão de inquérito à TAP, discutiu-se “tudo e um par de botas” menos o negócio de privatização, e acrescentou que, se for criada uma comissão sobre a Efacec com o mesmo propósito, não vale a pena “estar a perder tempo”.

“Há outros entretenimentos que valem mais a pena. Se for para clarificar este crime económico que está em curso, se calhar vale a pena. Mas a questão não é essa: eu acho que é tão evidente e simples que não estou a ver necessidades de grandes investigações”, reiterou.

Paulo Raimundo reiterou que a privatização da Efacec é um “crime económico e político” e um “filme que já se viu”, em que o Governo investe numa empresa - que “está limpa, tem contratos, está regularizada, capitalizada e é das mais importantes a nível mundial no seu setor” - e “dá a um grupo alemão”.

O secretário-geral do PCP reforçou que o Governo “investe, limpa e capitaliza a empresa, e depois pega nela e entrega-a de mão beijada a um investidor alemão, que a compra a empresa com o dinheiro da empresa”, referindo que é o mesmo tipo de negócio que foi feito na TAP.

“É extraordinário. Se eu tivesse 60 milhões de euros, para dar como caução, eu também comprava a empresa. Assim é fácil: com o dinheiro dos outros, é fácil”, referiu.

Paulo Raimundo disse que a sua maior preocupação é saber se a privatização da Efacec “não é uma antecâmara do negócio que se quer fazer para a TAP”.

“Mas isso, cá estaremos. Ainda confiamos que é possível combater a privatização da TAP, que é possível parar este estrondoso crime económico, mas vamos lá ver se não é isso que se vai repetir”, referiu.

O Estado, através da Parpública, vendeu na terça-feira 100% da Efacec ao fundo alemão Mutares.

A Efacec, empresa que opera nos setores da energia, engenharia e mobilidade, com cerca de 2.000 trabalhadores, tinha sido nacionalizada em 2020, ficando o Estado a deter 71,73% da empresa.

A nacionalização, apresentada como temporária, ocorreu na sequência do arresto judicial de bens da empresária angolana Isabel dos Santos, que detinha a maioria do capital da Efacec.

Na terça-feira, o ministro da Economia disse que o Estado vai injetar mais 160 milhões de euros na Efacec, enquanto o fundo Mutares injetará na empresa 15 milhões de euros em capital e 60 milhões de euros em garantias.

O Estado já injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.