Ministro das Finanças acusa direita de não debater "o que realmente importa" no OE2024

Ministro das Finanças acusa direita de não debater "o que realmente importa" no OE2024
| Política
Porto Canal / Agências

O ministro das Finanças, Fernando Medina, acusou a direita de não debater o que realmente importa no Orçamento do Estado e defendeu que o documento se traduz em mais rendimentos, mais investimento e melhor futuro.

Fernando Medina falava na abertura do segundo dia do debate na generalidade sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), que culmina esta terça-feira com a votação do documento.

“Mais rendimentos, mais investimento e melhor futuro. Estas são as escolhas do OE2024”, afirmou, acrescentando que “este é o Orçamento que o país precisa”.

Num discurso durante o qual a palavra “direita” surgiu várias vezes, o ministro da tutela deixou recados à oposição.

“É fácil perceber que a direita não queira debater o que realmente importa neste Orçamento. O que realmente importa é pagar menos IRS, é subir o salário mínimo, é atualizar as pensões acima da inflação, é melhorar os salários da Administração Pública”, disse.

Fernando Medina defendeu que a proposta orçamental permite “mais rendimentos para as famílias”, considerando “essencial aumentar o poder de compra”, porque à queda da procura externa se deve contrapor com o reforço da procura interna.

Argumentou mais uma vez que o OE2024 significa “mais investimento, porque o futuro do país assim o exige”, uma vez que “investir hoje reforça a economia e emprego contra do exterior os ventos votam contra” e que melhora o futuro, porque os atos de hoje não devem deixar para trás a responsabilidade com os jovens.

O ministro defendeu ainda que “ao contrário do que dizem as oposições, as medidas de reforço de rendimento superam o aumento dos impostos indiretos”, considerando que a proposta orçamental “reduz efetivamente os impostos que os portugueses vão pagar”.

Já quanto à carga fiscal, que diz, “os críticos se apressam a citar”, apelou para que não se confunda aumentos de receita, com aumentos de tributação.

“Nas contribuições sociais, todo o aumento de receita resulta de mais emprego e melhores salários. Nos impostos, o aumento da receita é sobretudo explicado pelo ritmo e composição da atividade económica”.

Medina sublinhou que “aumentar o emprego, os salários e as exportações” é “fazer crescer a economia”, o que diz ser “a estratégia que resulta e que tantos anos depois a direita ainda não compreendeu”.

O governante vincou ainda que o “Orçamento reforça áreas críticas do Estado social”.

O OE2024, que tem a aprovação garantida devido à maioria absoluta do PS, tem a votação final global agendada para 29 de novembro.

A proposta do OE2024 revê em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, de 1,8% para 2,2%, e em baixa de 2,0% para 1,5% no próximo ano.

Já quanto à inflação, o executivo prevê que a taxa caia de 8,1% em 2022 para 5,3% em 2023 e 3,3% em 2024.

A proposta de lei prevê, igualmente, o melhor saldo orçamental em democracia, apontando para 0,8% do PIB em 2023 e 0,2% em 2024.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.