Congresso do PS marcado para março poderá acontecer em Guimarães

Congresso do PS marcado para março poderá acontecer em Guimarães
| Política
Porto Canal/Agências

A Comissão Nacional do PS marcou este sábado o próximo congresso do partido para os dias 15, 16 e 17 de março, e elegeu com 85% dos votos o dirigente socialista Pedro do Carmo para presidir à organização.

Para a Comissão Organizadora do Congresso (COC), a lista encabeçada por Pedro do Carmo, membro do Secretariado Nacional, ex-líder da Federação do Baixo Alentejo e antigo presidente da Câmara de Ourique, bateu a lista alternativa do advogado Pedro Rodrigues Pereira, conotada com a sensibilidade minoritária de Daniel Adrião, que registou 12% dos votos.

Nas próximas semanas, caberá à COC apresentar uma proposta em relação ao local em que se realizará o XXIV Congresso Nacional do PS, embora dirigentes socialistas admitam que poderá ter lugar em Guimarães.

A Comissão Nacional do PS marcou também para os dias 01 e 02 de março (duas semanas antes do congresso) as eleições de delegados e as diretas para o cargo de secretário-geral, lugar ao qual António Costa, líder dos socialistas desde 2014, voltará a candidatar-se por mais dois anos, até 2026.

Na mesma reunião, ficou ainda estabelecido que as eleições para os presidentes das federações do PS vão realizar-se a 02 e 03 de fevereiro e os congressos federativos em 17 e 18 desse mesmo mês.

Já os atos eleitorais para as secções e concelhias desta força política estão agendados para 12 e 13 de janeiro.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.