Ex-autarca de Barcelos expulso do PS. Decisão foi confirmada pelo Tribunal Constitucional

Ex-autarca de Barcelos expulso do PS. Decisão foi confirmada pelo Tribunal Constitucional
| Política
Porto Canal

O Tribunal Constitucional confirmou a decisão do Conselho Nacional de Jurisdição do PS de expulsar do partido o ex-presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o seu adjunto, Vasco Real, noticia o jornal O Minho.

Segundo a mesma fonte, os dois militantes recorreram para o Tribunal Constitucional da decisão alegando que viola o direito de “liberdade de expressão” e que é uma “sanção desproporcional”. De recordar que a decisão de expulsão foi tomada em setembro.

Costa Gomes foi presidente da Câmara de Barcelos durante 12 anos, não tendo podido recandidatar-se em 2021 por causa da lei de limitação de mandatos.

A lista do PS foi encabeçada por Horácio Barra, sendo Costa Gomes o número um à Assembleia Municipal.

As eleições foram ganhas por uma coligação liderada pelo PSD.

Em 2019, Costa Gomes esteve quatro meses em prisão domiciliária, no âmbito da Operação Teia, em que está indiciado dos crimes de corrupção passiva e de prevaricação.

Segundo Nuno Cerejeira Namora, advogado de Costa Gomes, o PS decidiu também expulsar Vasco Real, sobrinho e ex-adjunto de Costa Gomes, por causa do teor de algumas publicações no Facebook, com referências “pouco abonatórias” a duas militantes que integravam a lista de Horácio Barra nas últimas Autárquicas.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.