Marcelo sai em defesa de Guterres depois de declaração polémica sobre o Hamas

Marcelo sai em defesa de Guterres depois de declaração polémica sobre o Hamas
| Mundo
Porto Canal

Marcelo Rebelo de Sousa garante que "sempre interpretou as declarações de António Guterres como sendo conformes à salvaguarda dos valores e princípios da Carta das Nações Unidas". 

Num comunicado oficial, o Presidente da República, explica que é esse entendimento que reitera quanto às declarações, desta segunda e terça-feira, do Secretário Geral das Nações Unidas, sobre os ataques do Hamas em Israel. 

"O Presidente da República, que sempre interpretou as sucessivas declarações do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, proferidas desde o injustificável ataque do Hamas em Israel, como sendo conformes à salvaguarda dos valores e princípios decorrentes da Carta das Nações Unidas, reitera esse seu entendimento quanto às declarações de ontem e de hoje.", pode ler-se no site oficial da presidência da república. 

António Gueterres esclareceu, esta quarta-feira, "ser falso" que tenha justificado atos de terror do Hamas, quando queria transmitir "o oposto". 

Na segunda-feira, o secretário geral da ONU disse que os ataques do Hamas "não aconteceram do nada". 

António Costa também já exprimiu solidariedade a António Guterres, frisando que tem sido “exemplar” na afirmação humanista do direito internacional com a “tragédia que se vive”. 

+ notícias: Mundo

Eleições na Catalunha. Socialistas vencem e independentistas perdem maioria após 14 anos

Os partidos independentistas perderam a maioria que tinham no parlamento da Catalunha nas eleições regionais de hoje, que os socialistas venceram, segundo dados oficiais quando estavam contados 90% dos votos.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.