BE espera "maior abertura" do Governo para propostas sobre habitação em debate no Parlamento

BE espera "maior abertura" do Governo para propostas sobre habitação em debate no Parlamento
Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

O parlamento discute e vota esta quarta-feira 16 diplomas sobre habitação dos partidos da oposição, um debate agendado pelo BE com a expectativa de uma “maior abertura” do Governo para as suas propostas perante um problema urgente e que tem piorado.

O BE marcou para o plenário desta quarta-feira um debate sobre “Garantir o Direito à Habitação” e leva à discussão cinco projetos de lei que têm com objetivo proibir a venda de casas a não residentes, controlar as rendas e criar um teto ao seu aumento no próximo ano, bem como limitar a variação da taxa de esforço no crédito à habitação.

Fonte do Governo adiantou à agência Lusa que o executivo não estará presente no debate agendado pelo BE, para o qual todos os partidos, à exceção do PS, arrastaram as suas iniciativas legislativas, sendo discutidos no total 16 diplomas, dos quais cinco são do BE, enquanto PSD, Chega, IL, PCP e PAN apresentam dois cada e o Livre um projeto de lei.

“Temos na habitação um dos bloqueios mais graves que o país enfrenta na atualidade e o Governo não está a fazer tudo o que deveria para apresentar soluções e garantir estabilidade numa circunstância tão difícil, num momento tão delicado como aquele que nós vivemos”, disse, em declarações à Lusa, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares.

O objetivo dos bloquistas com este agendamento, segundo explicou, é insistir neste debate antes do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) para que seja possível ter respostas “no imediato que ajudem a desbloquear alguns dos problemas existentes estruturalmente no mercado da habitação”.

“O mal-estar que esta situação da habitação está a gerar agrava-se a cada dia que passa e eu creio que qualquer agente político, o Governo em primeiro lugar, tem de estar atento a esta realidade e não pode fechar a porta a nenhuma das propostas que temos em cima da mesa porque elas são, de facto, soluções”, defendeu.

Na opinião de Pedro Filipe Soares, se o Governo não o fizer “demite-se da função de governar e entrega ao mercado a gestão de um direito fundamental”.

“Porque a cada dia que passa este problema é mais candente e se torna mais incontornável nós esperamos que haja uma abertura para as nossas propostas que o Governo no passado não demonstrou”, disse.

Referindo que não houve qualquer negociação com os socialistas, o líder parlamentar do BE espera que, com a evolução desta situação, “que é para pior e não para melhor”, e “a urgência destas medidas, possa fazer agora com que o PS possa mudar de opinião”.

O PSD arrastou um projeto de lei para criar um regime excecional de disponibilização de imóveis devolutos ou subutilizados e um projeto de deliberação que propõe a realização de um estudo independente para avaliação dos efeitos das alterações ao regime do arrendamento urbano nos últimos 10 anos.

Uma alteração à lei sobre as manifestações de fortuna não justificadas e a possibilidade de quem tem crédito à habitação poder adiar o pagamento de juros são os objetivos dos dois diplomas propostos pelo Chega.

A IL leva a debate e votação um projeto de lei sobre o seu programa "Habitação agora”, que tem como objetivos “reduzir custos, aumentar oferta e recuperar a confiança” neste setor, estando entre as medidas eliminar o IMT na compra de casa própria permanente.

Os liberais arrastaram ainda um projeto de resolução (sem força de lei) para agregar a legislação dispersa num novo Código da Edificação.

Já o PCP quer limitar o aumento das rendas nos contratos em vigor e nos novos contratos e ainda implementar medidas urgentes de combate à especulação imobiliária e de proteção dos inquilinos.

O PAN propõe o alargamento dos apoios extraordinários ao pagamento da renda e da prestação e a promoção da habitação para jovens, enquanto o Livre quer criar um Fundo de Emergência para a Habitação.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.