Esteve desaparecido quatro dias e foi encontrado entre duas carruagens de comboio. Autópsia confirma a causa da morte de Álvaro Prieto

Esteve desaparecido quatro dias e foi encontrado entre duas carruagens de comboio. Autópsia confirma a causa da morte de Álvaro Prieto
| Mundo
Porto Canal

Álvaro Prieto, jogador de 18 anos do Córdoba, cujo corpo foi encontrado sem vida, esta segunda-feira, entre duas carruagens de um comboio, morreu eletrocutado, confirmaram os resultados da autópsia. 

Os exames feitos ao jovem comprovam, assim, o cenário adiantado pela imprensa espanhola, apoiando a teoria já demonstrada pelas imagens captadas pela câmara de videovigilância da bomba de gasolina situada nas redondezas da estação de Santa Justa. O jogador espanhol dos escalões de formação do Córdoba levou um choque elétrico de cerca de três mil volts, após ter-se agarrado a cabos de alta tensão, enquanto estava no topo de uma carruagem de comboios que "tinha sido transferido para o Centro Técnico de Tratamento no dia 24 de agosto, estacionado na pista de treino 1", relata o "El Mundo".

O incidente terá acontecido logo na quinta-feira, dia do seu desaparecimento, entre as 9h30 e as 9h45, de acordo com o delegado do governo, Pedro Fernández, em declarações ao Canal Sur Radio y la Cadena Ser, citado pelo El País.

Foi um directo da televisão pública espanhola RTVE que pôs termo aos cinco dias de intensas buscas pelo jovem jogador, circunstâncias que estão a gerar polémica nas redes sociais. 

A RTVE, que transmitiu as imagens do corpo do jovem em directo, mesmo antes de a família ou as forças policiais saberem destas informações, já se retratou pelo sucedido.

“Pedimos desculpas pelas imagens que oferecemos ao vivo no programa Mañaneros. São imagens que nunca deveriam ter sido veiculadas e que foram retiradas da transmissão digital do programa. Reiteramos as nossas desculpas à família de Álvaro Prieto”, referiu o programa no X (antigo Twitter).

Recorde-se que o jovem foi dado como desaparecido na passada quinta-feira, 12 de outubro, quando se preparava para apanhar um comboio em Santa Justa, na cidade de Sevilha, de regresso a Córdoba, depois de ter passado a noite com amigos.

Álvaro Prieto perdeu a ligação para a qual tinha bilhete de Sevilha para Córdoba na quinta-feira, às 7h40. Sem bateria no telemóvel, terá tentado aceder a outro comboio, passando por cima de uma carruagem, mas terá tocado em cabos de alta tensão e morrido eletrocutado, tendo o seu corpo sido encontrado entre duas carruagens, com as mãos queimadas e sem cabelo. O jovem esteve desaparecido durante 100 horas até o seu corpo ser encontrado na manhã de segunda-feira.

A família de Pietro, que, inicialmente, defendeu que ele tivesse apanhado boleia fora da estação ou que tivesse sido “atropelado ou raptado” emitiu um comunicado a agradecer “o profissionalismo e a qualidade humana” da Brigada de Homicídios e Desaparecimentos da Polícia Nacional e das restantes autoridades que ajudaram a encontrá-lo.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.