Costa afirma que oposição de direita está "perplexa" e sem saber o que dizer sobre proposta do OE2024

Costa afirma que oposição de direita está "perplexa" e sem saber o que dizer sobre proposta do OE2024
| Política
Porto Canal/Agências

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que a direita política está “perplexa” e sem saber o que dizer com a proposta de Orçamento para 2024, defendendo que as suas linhas de demarcação face aos governos socialistas entraram em falência.

Estas críticas dirigidas às bancadas do PSD, Iniciativa Liberal e Chega foram feitas por António Costa após uma intervenção do líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, no primeiro debate quinzenal após a revisão do Regimento da Assembleia da República em julho passado.

“A oposição de direita está bastante perplexa e sem saber o que dizer. Já disseram um bocadinho de tudo: Que o Orçamento era pipi, bem apresentadinho e betinho; já disseram que eu sou luso comunista; e a Iniciativa Liberal até disse que eu tinha três mãos”, comentou o líder do executivo, motivando risos entre os deputados do PS.

Na perspetiva de António Costa, a questão das forças de oposição de direita é mesmo de fundo, sobretudo na sequência “da falência sucessiva de todas as linhas de demarcação que ensaiaram face aos governos socialistas” desde novembro de 2015.

Essas linhas de demarcação, de acordo com o primeiro-ministro, passaram por transmitir a ideia de que os governos socialistas não são bons gestores das contas públicas, que os mercados e os investidores estrangeiros não confiam neles e que os executivos do PS “são amigos do Estado grande” e de aumentos de impostos.

“Repetiram que o PS não sabia ser bom gestor das contas públicas. A História já o desmentia, mas os últimos oitos anos demonstraram o inverso. A nossa política orçamental tem funcionado bem, o país cresceu em média dez vezes mais do que nos 15 anos anteriores a 2015, temos o máximo de emprego, os rendimentos têm aumentado, Portugal tem convergido com a União Europeia como não acontecia desde o início deste século e – tragédia das tragédias para a direita -, apesar disto tudo, a verdade é que as contas públicas estão cada vez mais equilibradas”, advogou.

António Costa referiu então o superávite orçamental alcançado em 2019, a projeção de saldo positivo este ano e previsivelmente também em 2024, “com redução sustentada da dívida pública, de forma a proteger o futuro dos portugueses”.

“Em relação à grande esperança da direita, que os socialistas conduziriam o país para o inferno, aconteceu que os socialistas não conduziram o país para o inferno. Saímos foi do inferno quando acabaram os cortes nos salários e nas pensões e começou a ser diminuído o enorme aumento de impostos” do Governo PSD/CDS-PP de Pedro Passos Coelho, completou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.