Portuguesa designada para liderar grupo de peritos da NATO

Portuguesa designada para liderar grupo de peritos da NATO
| Mundo
Porto Canal \ Agências

A professora Ana Santos Pinto foi designada para a presidência do grupo de peritos da NATO sobre o flanco Sul, sendo a primeira vez que uma personalidade portuguesa lidera um grupo desta natureza, divulgou esta sexta-feira o Governo português.

“O Governo português congratula-se pela designação da Professora Ana Santos Pinto para a presidência do grupo de peritos da Aliança Atlântica sobre o flanco Sul, sendo esta a primeira vez que uma personalidade portuguesa preside a um grupo desta natureza na NATO”, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), num comunicado.

De acordo com a nota informativa, durante a cimeira da Aliança em Vilnius, que se realizou em julho, “os chefes de Estado e de Governo mandataram o Conselho do Atlântico Norte para conduzir uma reflexão abrangente sobre as ameaças e desafios, bem como sobre as oportunidades para o reforço da cooperação com parceiros no flanco Sul da Aliança”.

O objetivo, segundo o comunicado da diplomacia portuguesa, é apresentar um conjunto de propostas concretas para aprovação de uma nova abordagem à região na próxima cimeira da NATO, que deverá acontecer em Washington, em julho de 2024, por ocasião do 75.º aniversário da Aliança Atlântica.

O grupo de peritos independentes que será presidido por Ana Santos Pinto terá assim a missão de apoiar a Aliança na revisão da sua abordagem à vizinhança Sul.

“O facto de Portugal ter sido um dos principais países impulsionadores desta iniciativa no quadro da NATO, aliado ao percurso académico e profissional, muito completo e multifacetado, contribuíram para que tenha sido a candidata nacional a escolhida para presidir a este grupo, entre os diversos candidatos dos 31 países aliados”, referiu ainda o comunicado.

O grupo de peritos independentes irá preparar um relatório a submeter ao secretário-geral da NATO, até abril de 2024, antes da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica.

“O documento orientará o debate dos aliados sobre a evolução do seu relacionamento com a vizinhança Sul, tendo em conta as recomendações concretas para uma nova abordagem da Aliança a esta região”, indicou o comunicado.

O grupo presidido por Ana Santos Pinto integrará personalidades de vários países aliados: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Polónia, Reino Unido e Turquia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.