Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja”, afirma Rui Moreira

Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja”, afirma Rui Moreira
| Mundo
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto destacou que “D. Américo Aguiar é um pouco da igreja deste Papa”, em declarações aos jornalistas no Vaticano, após a elevação de Américo Aguiar a cardeal.

Rui Moreira destacava que o Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja e isso percebe-se muito bem até nesta relação que eles têm afetuosa”.

Américo Aguiar é o segundo cardeal mais jovem no Colégio Cardinalício, organismo de aconselhamento ao Papa.

“É um reconhecimento para uma pessoa que é muito jovem. Percebemos que há outros cardeais que estão ali que já estão, enfim, a meio da carreira”, diz Moreira.

O presidente da Câmara do Porto lembrou ainda o trabalho de Américo Aguiar quer na cidade do Porto, quer na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa. “Quando trabalhamos as questões da Torre dos Clérigos, que hoje é um sucesso e na altura não era, aquilo que ele fez nas Jornadas, o entusiasmo dele”, frisou.

Quanto à nomeação para Setúbal, o presidente da Câmara do Porto diz que “é uma boa ideia”. Para justificar, Moreira lembrou o papel de D. Manuel Martins. “Quando nós recordamos qual foi o bispo de Setúbal que mais fez pelas pessoas, que inicialmente foi mal recebido e saiu em braços foi D. Manuel Martins, que também era um homem do Porto, com esta ligação que o D. Américo tem e umbilical às pessoas. Com aquela simpatia, aquele carinho, aquela forma de estar”, afirmou o edil.

Rui Moreira destacou ainda que com o papel que teve na organização da JMJ, além do cargo como bispo auxiliar de Lisboa. “Teve muito contacto com a imigração, com as pessoas que vêm viver connosco e esse é um fenómeno crescente e vai ser um fenómeno crescente também na Península de Setúbal, onde essa questão merece particular atenção”, frisou.

O novo bispo de Setúbal, Américo Aguiar, foi investido cardeal pelo Papa Francisco, no consistório, na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, tornando-se no 47.º cardeal português da História.

Veja as declarações de Rui Moreira no Vaticano:

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.