Líder da UGT diz que Governo "tem a obrigação" de continuar mas admite eleições

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 05 jul (Lusa) - O secretário-geral da UGT defendeu hoje que o Governo "está mandatado" e "tem a obrigação" de conduzir os destinos do país, mas se o Presidente da República convocar eleições, devido "às birras", também não haverá "drama nenhum".

"O país precisa de soluções, problemas já temos muitos, e o Governo foi eleito, tem de governar", afirmou Carlos Silva, à margem de uma visita aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Questionado pelos jornalistas, o líder daquela central sindical defendeu que, enquanto parceiro social, a UGT deveria ser convocada pelo Presidente da República, no âmbito das consultas aos partidos políticos que Cavaco Silva começará a fazer na segunda-feira, na sequência da crise no Governo provocada pelas demissões consecutivas dos ministros de Estado Vítor Gaspar e Paulo Portas.

"Se viermos a ser convocados, e acho que o devemos ser, estaremos presentes e não deixaremos de, perante o senhor Presidente da República, dar a nossa posição, que é de plena disponibilidade para o diálogo, para a concertação", afirmou Carlos Silva, insistindo, contudo, que o atual executivo "está mandato para governar".

"Tem a obrigação de governar e não pode fazer dos portugueses como se fossemos uma cambada de imbecis que aqui andássemos como se não percebêssemos o que é que está em causa. Todos percebemos o que está em causa", sublinhou o líder da União Geral de Trabalhadores.

Apelando ao atual momento de "birra interna do Governo", Carlos Silva disse que este impasse "está a prejudicar gravemente o país e a imagem de Portugal no estrangeiro".

"Acho que é tempo do senhor Presidente da República tirar daqui as devidas ilações e se entender que não há condições, ao nível dos dois principais partidos da coligação governamental de se manter o Governo, então avance para a convocação de eleições antecipadas", afirmou.

"Não é drama nenhum, é preferível que a democracia seja aplicada, do que andarmos neste jogo que ninguém entende e que está a prejudicar gravemente o país", disse ainda.

Sublinhou, no entanto, que é o Governo "que tem que se entender" e que as "questões pessoais" no interior do executivo "não podem prejudicar o país".

PYJ // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.