Câmara do Porto assinala 130º aniversário do FC Porto como um dos “baluartes” da cidade

Câmara do Porto assinala 130º aniversário do FC Porto como um dos “baluartes” da cidade
| Porto
Porto Canal

A Câmara Municipal do Porto assinalou o 130º aniversário do FC Porto no site de notícias da autarquia “Porto.”. No texto, o município destaca que o clube azul e branco se tornou “ao longo dos anos, um dos baluartes da Invicta, interna e externamente”.

A 28 de setembro de 1893, o Diário Ilustrado anunciava: "Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade".

A iniciativa partira de António Nicolau d’Almeida, jovem comerciante de vinho do Porto - símbolo maior da cidade desde o século XVII -, e envolvera a fina flor da burguesia portuense. De então para cá, o Futebol Clube do Porto tornou-se um “embaixador da cidade e da região”, diz a Câmara do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deu início às celebrações do 130.º aniversário do clube na manhã desta quinta-feira. O dia começou junto dos bustos de Rui Filipe, Pavão e José Maria Pedroto, no interior do Estádio do Dragão, numa homenagem que se estendeu aos sócios, jogadores, treinadores e dirigentes portistas já falecidos.

Nos momentos que se seguiram, a figura máxima do clube fez-se acompanhar pela restante direção, pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, e pelo presidente do Conselho Fiscal, Jorge Guimarães, na cerimónia do hastear da bandeira que teve lugar na porta 1 do anfiteatro azul e branco inaugurado em 2003.

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.