Habitação. Medidas do governo são positivas mas iliteracia financeira pode ser obstáculo, defendem especialistas

| Economia
Porto Canal

Os especialistas no setor da habitação consideram as medidas anunciadas pelo governo para o setor positivas, contudo a falta de literacia financeira pode ser um obstáculo.

Dias depois da aprovação das medidas do governo para apoiar os portugueses em matéria de habitação, resta saber se as moratórias de juros vão resolver ou não os problemas das famílias portuguesas. As medidas garantem distribuir o esforço financeiro causado pela subida abrupta das taxas de juro, num curto espaço de tempo, pelos próximos anos.

Recorde-se que o Conselho de Ministros aprovou na passada quinta-feira três medidas para aliviar as famílias que nos últimos meses sentiram um aumento dos encargos com crédito à habitação. A primeira medida tem como objetivo “reduzir e estabilizar as prestações”, a segunda medida reforça a bonificação dos juros, ao passo que a terceira medida prende-se com o prolongamento da suspensão da comissão de reembolso antecipado.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.