Marcelo manifesta "profunda alegria" pela nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal

Marcelo manifesta "profunda alegria" pela nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal
| País
Porto Canal / Agências

O Presidente da República manifestou a sua "profunda alegria" pela nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal.

Numa nota oficial, enquanto ainda se encontra em visita a Nova Iorque, Marcelo Rebelo de Sousa considera que a nomeação, após a elevação a cardeal que se irá verificar no próximo dia 30, "expressa o reconhecimento pelo serviço e dedicação de D. Américo Aguiar à Igreja Católica e o elevado significado nacional e projeção internacional do sucesso na organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023".

"O Presidente da República formula a D. Américo Aguiar, a quem já felicitou pessoalmente, as maiores venturas ao serviço da Diocese de Setúbal, numa Igreja que é de todos e para todos - todos, todos, todos", concluiu a nota do Palácio de Belém colocada no site oficial na Internet.

Américo Aguiar é atualmente bispo auxiliar de Lisboa e será elevado a cardeal no consistório a realizar no Vaticano no dia 30 de setembro.

Com 49 anos, tomará posse da sua nova diocese no dia 26 de outubro, data em que se completam 48 anos sobre a ordenação episcopal do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins.

A diocese de Setúbal estava sem bispo titular desde o início de 2022, quando o atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, foi nomeado bispo de Leiria-Fátima.

Nascido em Leça do Balio, Matosinhos, em 12 de dezembro de 1973, Américo Aguiar foi ordenado padre em 2001 e bispo em 2019.

É presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, tendo sido o principal rosto da organização do encontro mundial de jovens com o Papa, que se realizou em Lisboa entre 1 e 6 de agosto deste ano.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.