Desempregados e beneficiários do RSI patrulham florestas de Caminha

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 05 jul (Lusa) - Cinco homens, desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), estão a vigiar as florestas do concelho de Caminha, recrutados pela Câmara para formarem uma equipa de prevenção florestal, indicou hoje à Lusa fonte municipal.

Esta equipa vai trabalhar sobretudo na "prevenção dos incêndios e na minimização dos seus efeitos", tendo recebido a "formação necessária" para estas ações e a missão de desenvolver atividades como silvicultura preventiva, através da gestão de combustíveis em faixas de contenção e de proteção de aglomerados populacionais.

Com idades entre os 33 e os 49 anos, estes homens estão no terreno desde 01 de julho e vão receber uma bolsa mensal, subsídios de alimentação e de transporte, tendo contrato até março de 2014, altura em que a autarquia prevê avaliar a continuidade deste projeto.

"Também a manutenção e beneficiação de infraestruturas e equipamentos no âmbito da defesa da floresta vão ser outras das funções levadas a cabo por esta equipa, a par da vigilância dos espaços florestais", explicou a mesma fonte. Este projeto conta ainda com o apoio do Conselho Diretivo de Baldios da freguesia de Azevedo, que disponibilizaram uma viatura para a deslocação desta nova equipa.

Este grupo de trabalho, acrescentou a fonte, foi constituído depois de uma candidatura da Câmara de Caminha a um programa do Instituto de Emprego e Formação Profissional, entretanto aprovada.

Através do programa Trabalho Social pelas Florestas são desenvolvidas atividades de "valorização e proteção da floresta, minorando os riscos, os efeitos e a dimensão dos fogos florestais e promovendo a sua florestação e reflorestação", sublinha o município.

Desde 2007, segundo números da autarquia, as operações de prevenção de fogos florestais representaram num investimento que ascende a 224.301 euros, ao qual se acresce o apoio direto às corporações de bombeiros do concelho.

Entre outras intervenções contam-se neste investimento trabalhos de beneficiação de infraestruturas florestais, nomeadamente dezenas de quilómetros de caminhos, aceiros e arrifes.

PYJ // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.