PEV exige ao Governo plano de acção para o amianto até final do verão

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 ago (Lusa) -- O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) exigiu hoje ao Governo que apresente até ao final do verão um plano de ação na sequência da listagem dos edifícios públicos contendo amianto que foi divulgada na quinta-feira à noite.

Em comunicado, o PEV recorda que a publicação da lista dos edifícios públicos que contêm amianto nas suas instalações foi divulgada com "dois anos e meio de atraso", pedindo o partido "maior agilização" nas medidas a tomar no futuro.

O amianto é um elemento natural que foi usado durante anos na construção, até que estudos começaram a revelar que a exposição às suas fibras estava associada a doenças como o cancro do pulmão ou o tumor que afeta a pleura.

Os ecologistas indicam que, em função do estado do material em cada edifício, pode haver necessidade de remoção.

É, aliás, o estado de conservação e o tipo de material em que se insere o amianto que definem o seu potencial risco para a saúde, que pode ser comprovado por medições das fibras no ar.

"O PEV insistirá agora na exigência de conhecimento do referido plano de ação, o qual nos permitirá conhecer o estado do material com amianto em cada um dos edifícios, bem como os casos mais graves, que requerem uma intervenção mais urgente", refere o comunicado.

Para Os Verdes, é necessário saber que medidas vão ser tomadas, quando serão realizadas e por quem.

O Governo divulgou uma lista dos edifícios públicos que se presumem ter amianto, concluindo que 16% dos 12.944 edifícios públicos terão este material na sua construção.

Os 16% dos edifícios que "presuntivamente contêm amianto na sua construção" vão ser agora submetidos a uma análise dos dados já recolhidos, no sentido de determinar aqueles que devem ser "apenas sujeitos a ações regulares de monitorização" e aqueles que devem "ser submetidos a novas análises no sentido ou de confirmar as informações já recolhidas ou determinar a necessidade de realizar eventuais ações corretivas", refere o documento.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.