Dívida fiscal incobrável aumentou 904 milhões de euros em 2022

Dívida fiscal incobrável aumentou 904 milhões de euros em 2022
| Economia
Porto Canal

A dívida fiscal incobrável, ou de difícil cobrança subiu em 2022 para os 904 milhões de euros, escreve esta segunda-feira o Correio da Manhã, com base nos números do Relatório sobre o Combate à Fraude. 

No ano transato, a dívida declarada em falhas excedeu os 8.68 mil milhões de euros, um crescimento de 12%, comparando aos mais de 7.78 mil milhões de euros do ano transato, noticia o CM.

Segundo a mesma fonte, com este aumento foi atingido um novo recorde desde 2012, logo esta dívida tornou-se a mais elevada do conjunto da carteira da dívida fiscal, que abrange as dívidas suspensa e ativa.

No final de 2022, no conjunto da carteira da dívida fiscal os contribuintes contraíram uma dívida ao Fisco de 24.27 mil milhões de euros.

De acordo com o relatório sobre o Combate à Fraude e Evasões Fiscais e Aduaneiras 2022 nos últimos dez anos, de 2012 a 2022, a dívida incobrável cresceu 151%, ou seja, aumentou mais de 3.46 mil milhões de euros para mais de 8.68 mil milhões de euros.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.