O legado do Arq. Fernando Távora no centenário do “pai da escola do Porto”

O legado do Arq. Fernando Távora no centenário do “pai da escola do Porto”
| Norte
Porto Canal

O arquiteto Fernando Távora, o “pai da escola do Porto” – como escrevia Souto de Moura em 2005 – faria 100 anos a 25 de agosto. Nascido no Porto em 1923, deixou um legado em várias cidades do Norte de Portugal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

As várias obras de Fernando Távora marcaram a arquitetura portuguesa. Exemplos disso são a Casa de Ofir (Esposende), o Mercado da Vila da Feira (Santa Maria da Feira), o Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição (Matosinhos), a Escola do Cedro (Gaia), a Pousada de Santa Marinha da Costa (Guimarães), o Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Casa dos 24 (Porto).

No ano do centenário há cerca de trinta iniciativas para celebrar a vida e obra de Távora em diversas instituições e universidades do Porto e Coimbra, entre outras cidades do país, até setembro de 2024.

O centenário do arquiteto Fernando Távora traz também a abertura da antiga “Casa dos 24”, com a exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora”, que ficará patente até 29 de outubro.

Fernando Távora morreu a 3 de setembro de 2005 em Matosinhos, tinha 82 anos.

+ notícias: Norte

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.