Banco Central da Noruega sobe taxa de juro em 25 pontos para 4%

Banco Central da Noruega sobe taxa de juro em 25 pontos para 4%
| Economia
Porto Canal / Agências

O Norges Bank, Banco Central da Noruega, anunciou hoje uma subida das taxas de juro em 25 pontos base até 4% para controlar a inflação e não exclui a possibilidade de um novo agravamento em setembro.

A instituição justificou esta subida com os preços ao consumidor e com a inflação.

"A trajetória futura da nossa política dependerá dos eventos económicos. Se a economia continuar a desenvolver-se como previsto, as taxas vão subir novamente em setembro", afirmou a governadora do Norges Bank, Ida Wolden Bache, citada pela agência EFE.

De acordo com o Norges Bank, se a coroa norueguesa (moeda local) enfraquecer e as pressões económicas persistirem, vai ser necessário um novo agravamento das taxas de juro, precisou.

Contudo, se a economia norueguesa desacelerar de forma mais acentuada ou se a inflação cair, as taxas vão ficar abaixo da previsão de 4,25% para o outono.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.