Reviravolta para entrada. Crónica de Jogo

Reviravolta para entrada. Crónica de Jogo
| Desporto
Porto Canal

Toni Martínez e Wendell assinaram a vitória do FC Porto em casa do Moreirense (2-1) na 1.ª jornada da Liga

O FC Porto venceu nesta segunda-feira o Moreirense (2-1), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, na ronda inaugural do campeonato. Toni Martínez (67m) e Wendell (74m) fizeram os golos dos Dragões, que estiveram em desvantagem no marcador.

Com João Mário, Fábio Cardoso e Wendell como novidades no onze inicial, o FC Porto sentiu muitas dificuldades para contornar a organização defensiva do Moreirense, sempre bem posicionado no último reduto. A primeira grande oportunidade de golo só aconteceu já depois da primeira meia-hora, quando Galeno apareceu em boa posição no coração da área, mas o remate do brasileiro foi desviado para canto no caminho para a baliza (32m). Na sequência do canto, Pepê rematou por cima (32m). Sempre a espreitar o contra-ataque, os cónegos criaram perigo pela primeira vez já perto do intervalo, com André Luís a ganhar nas alturas e a deixar Kodisang na cara de Diogo Costa. O remate falhou o alvo e o nulo manteve-se até ao intervalo (43m).

Na segunda investida verdadeiramente dita à baliza de Diogo Costa, o Moreirense adiantou-se no marcador: André Luís saiu da área e cruzou para o segundo poste, onde apareceu Frimpong a desfeitear o guardião portista (51m). A resposta dos Dragões não demoraria, mas antes ainda haveria tempo para Kewin Silva negar o empate a Pepê (66m). No minuto seguinte, o guarda-redes brasileiro dos cónegos nada pôde fazer para evitar o primeiro golo do FC Porto em 2023/24: Romário Baró cruzou para a entrada da área, Fábio Cardoso deixou Toni Martínez na cara de Kewin Silva com um toque cheio de classe e o avançado espanhol não perdoou, atirando a contar com um remate rasteiro e colocado que ainda beijou o poste antes de fazer o mesmo com as redes (67m).

A igualdade deu força ao ímpeto portista e a reviravolta consumou-se pouco depois: Eustaquio lançou Pepê e este combinou com Otávio antes de a bola sobrar para Wendell, que à entrada da área e em zona frontal rematou com toda a intenção para o 2-1 favorável ao FC Porto (74m). Já em período de compensação, o mesmo Wendell seria expulso após acumulação de amarelos (90m+2), mas os 10 Dragões que ficaram em campo até ao apito final de Hélder Malheiro não deixaram fugir os primeiros três pontos da temporada.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Cabe-me responder às exigências dos portistas”

André Villas-Boas foi um dos 45.230 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio do Dragão este domingo, dia de jogo entre FC Porto e Sporting a contar para a jornada 31 do campeonato. Antes do clássico que terminou empatado a dois, em declarações aos meios do clube, o recém-eleito presidente portista descreveu a votação com “números absolutamente históricos” como “um grande sinal de força e vitalidade do FC Porto”, mostrou-se focado em “responder às exigências” inerentes ao cargo e lembrou: “Tem que haver um sentido comum e um bem comum, que é o bem-comum do FC Porto”.

FC Porto: De novo no CTFD PortoGaia para preparar a deslocação a Chaves

O plantel principal do FC Porto voltou na manhã desta segunda-feira ao Olival para dar início à preparação da deslocação a Chaves. O encontro do próximo sábado (20h30, Sport TV) é referente à 32.ª jornada da Liga.

FC Porto: Os órgãos eleitos para o quadriénio 2024-2028

27 de abril de 2024. 26.876 sócios estiveram no estádio do Dragão para eleger os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 e fazer deste o ato eleitoral mais participado de sempre.