Sindicatos da administração local protestam na sexta-feira para exigir homologação das 35 horas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) anunciou hoje que vai realizar na sexta-feira um plenário, junto ao Ministério das Finanças, para exigir a homologação dos acordos referentes à aplicação do regime das 35 horas semanais de trabalho.

Em comunicado, o STAL refere que a ação de protesto, organizada também pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), irá decorrer entre as 10:30 e as 12:30.

"Os dois sindicatos reclamam que o Governo cumpra os procedimentos legais e envie para publicação imediata mais de quatro centenas de acordos coletivos de entidade empregadora pública (ACEEP) já assinados com as entidades autárquicas", explica o STAL.

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu em novembro, por sete votos contra seis (incluindo o voto contra do presidente, Joaquim de Sousa Ribeiro), não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública das 35 para as 40 horas semanais.

O acórdão do TC deixou em aberto a possibilidade de as câmaras decidirem manter os horários de 35 horas através de negociação de acordos coletivos de trabalho com os sindicatos.

De acordo com o STAL, desde o início do ano foram assinados mais de 400 acordos com autarquias para permitir que os respetivos trabalhadores continuem a ter o horário de trabalho de 35 horas semanais.

No entanto, estes acordos deveriam ser homologados para publicação pelo secretário de Estado da Administração Pública, o que não aconteceu.

O Ministério das Finanças pediu a 10 de fevereiro um parecer à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a intervenção do Governo nos (ACEEP) das autarquias e anunciou que não os iria homologar até ter esse parecer.

Contudo, o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, disse a 18 de junho no parlamento que o Governo está a analisar o parecer da PGR acerca dos acordos de 35 horas de trabalho entre trabalhadores e autarquias, considerando que "precisa de interpretação".

"Apesar deste intolerável boicote do Governo, o STAL continua a assinar acordos com autarquias, que reconhecem no mecanismo da contratação coletiva a via mais adequada para salvaguardar o direito fundamental dos trabalhadores ao horário de trabalho", refere o comunicado hoje divulgado.

A 16 julho, em conjunto com o município de Palmela, o STAL interpôs uma ação administrativa especial contra o Ministério das Finanças com o objetivo de pressionar o Governo a homologar os ACEEP.

FYS (ACG/RCS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.