Bombeiros de Chaves ameaçam demitir-se se presidente não abandonar funções

Bombeiros de Chaves ameaçam demitir-se se presidente não abandonar funções
| Norte
Porto Canal

Os Bombeiros Voluntários Flavienses, em Chaves, ameaçaram hoje demitir-se se a presidente da corporação, com quem mantêm uma desavença por alegadas "perseguições", não abandonar o cargo até sexta-feira, tendo esta garantido à Lusa que irá manter-se em funções.

"Nos últimos meses, a presidente da direção anda a perseguir alguns elementos da corporação, por isso, queremos que ponha o lugar à disposição, senão demitimo-nos", disse hoje à Lusa o chefe dos Bombeiros Flavienses, António Duarte.

A presidente da instituição, Helena Barreira, rejeita as acusações, lembrando que a corporação está a ser "radical" e garantindo que não se demite.

"Quando os bombeiros falam em perseguições, só se eles se referem a um processo disciplinar que levantei a uma bombeira, em fevereiro deste ano, por me ter desrespeitado e insultado", explicou.

E, acrescentou, "já passaram mais de seis meses e continuo sem ter desenvolvimentos sobre o caso".

Dos atuais 52 bombeiros do corpo ativo da corporação, 34 já apresentaram a sua demissão, tal como o comandante, Almor Salvador, que, há três meses, está em rutura com a direção, realçou António Duarte.

"O socorro às populações e bens vão ficar em causa porque o quartel vai ficar vazio, logo numa altura crítica", frisou.

Helena Barreira afiançou que "ninguém" irá correr perigos porque o quadro de reserva da corporação é "vasto" e está a ser contactado para reassumir funções.

"Já estou em contactos com os elementos que compõem o quadro de reserva e todos se têm mostrado disponível, aliás muitos deles saíram quando este comandante assumiu funções", salientou.

A presidente da associação disse que a demissão do comandante foi aceite pela "maioria" e já comunicada ao Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Vila Real, a quem compete a conclusão do processo.

A Lusa tentou contactar o comandante Almor Salvador, mas tal não foi possível até ao momento.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.