Portugal exportou o valor mais alto desde 2013 em produtos de alta tecnologia

Portugal exportou o valor mais alto desde 2013 em produtos de alta tecnologia
| Economia
Porto Canal

Os produtos de alta tecnologia (PAT) portugueses geraram, no ano passado, uma receita de 4065 milhões de euros em exportações, o valor mais elevado em seis anos.

De acordo com o jornal Público, os valores significam uma subida de 36,1% em relação a 2021, ainda que a venda destes produtos ao estrangeiro ainda representa apenas 5,2% das exportações em Portugal.

Os PAT envolvem bastante investimento e desenvolvimento e neles incluem-se produtos aeroespaciais, armamento, computadores e equipamentos de escritório, instrumentos científicos, máquinas elétricas e não elétricas, eletrónicos e telecomunicações, farmacêuticos e químicos.

Segundo o mesmo jornal, as comunicações são, ao mesmo tempo, os produtos mais exportados e importados por Portugal e geraram 2351 milhões de receitas, mais de metade do valor total das exportações dos PAT.

Assim, as comunicações, os farmacêuticos e as máquinas elétricas são os três produtos de alta tecnologia que Portugal mais exporta, representando 76,3% das exportações neste setor.

A Espanha foi, em 2022, o principal destino das exportações portuguesas de PAT, que comprou 1060 milhões de euros destes produtos. Por sua vez, a Alemanha comprou 691 milhões de euros, uma descida de mais de três pontos percentuais face a 2021 (de 20,7% para 17%).

Já para Portugal, as comunicações continuam a representar a maior despesa em importações de PAT, com 46,3%. Por sua vez, os produtos farmacêuticos e os computadores e equipamentos de escritório são a segunda e terceira categoria de PAT mais importados.

Os principais fornecedores de Portugal em termos de produtos de alta tecnologia continuam a ser a Alemanha, no total de 368 milhões de euros, a Espanha (2011 milhões de euros) e a China.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.