Tempo de aprovação de pensões aumentou 31 dias 

Tempo de aprovação de pensões aumentou 31 dias 
| Economia
Porto Canal

No ano passado, a Segurança Social demorou mais 31 dias a aprovar pensões de velhice. No final de 2022, os processos acumulados subiram 20,8%.

Segundo avança o Jornal de Negócios, os dados fazem parte do relatório de atividades do Instituto de Segurança Social e a redução de recursos humanos poderá estar na base do aumento de pedidos de pensão pendentes.

Para além do número, também o tempo de "decisão" de pensões de velhice subiu. De acordo com o mesmo jornal, em 2021 o tempo médio era de 120 dias. Em 2022, aumentou para 151.

Ainda assim, o tempo de espera reduziu no que diz respeirto às pensões de invalidez e sobrevivência.

Após várias críticas aos atrasos da Segurança Social, o Governo lançou, em fevereiro de 2021, a "Pensão na Hora". A medida tornou mais rápida a aribuição de pensões provisórias, mas, de acordo com o Negócios, o valor atribuído acaba por não refletir de forma justa uma vida de contribuições.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.