Incêndios. Meios aéreos reforçam combate às chamas em Odemira e Ourém

Incêndios. Meios aéreos reforçam combate às chamas em Odemira e Ourém
| País
Porto Canal/Agências

A Proteção Civil reforçou esta segunda-feira os meios de combate aos dois incêndios que maiores preocupações levantam às autoridades, com nove meios aéreos para o de Odemira e cinco para o de Ourém.

“Para ambos os incêndios foi delineada uma estratégia de combate em ambos os flancos que estão a afetar a área do incêndio e vamos reforçar agora com (…) os meios aéreos pesados (…), com cinco meios aéreos para Ourém e nove para Odemira”, disse à Lusa o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O responsável disse ainda que “nada se alterou” dentro do plano estratégico que tinha sido delineado no início da noite e que os meios aéreos deverão começar a atuar pelas 9h.

O incêndio que deflagrou no sábado em Odemira, no distrito de Beja, já obrigou a evacuar quatro locais no concelho de Odemira (Vale dos Alhos, Vale de Água, Choça dos Vales e Relva Grande) e mais uma unidade de Turismo Rural, num total de mais de 100 pessoas retiradas.

Numa nota publicada na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a Câmara de Odemira revelou que o presidente, Hélder Guerreiro, determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos às 14h30 de domingo.

Segundo a informação da ANEPC, este incêndio mobilizava pelas 8h55 desta segunda-feira 573 operacionais, apoiados por 205 viaturas, às quais se juntarão agora nove meios aéreos.

Já em Ourém, no distrito de Santarém, o incêndio que deflagrou no domingo mobilizada pelas 8h55 desta segunda-feira 325 operacionais, apoiados por uma centena de viaturas, às quais se vão juntar cinco meios aéreos.

Quanto ao incêndio que deflagrou durante a madrugada desta segunda-feiea em Mangualde, no distrito de Viseu, o comandante José Miranda disse que também deverá ser reforçado com meios aéreos, sem precisar quantos.

Pelas 8h55, segundo a informação disponível no ‘site’ da ANEPC, estavam envolvidos no combate ao incêndio de Mangualde 80 operacionais, apoiados por 17 veículos.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão em perigo máximo de incêndio.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, disse hoje a secretária de Estado da Proteção Civil.

Desde o início do ano, as mais de 5 529 ocorrências de fogo já afetaram 19 106 hectares de espaços rurais.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).