Cabeceiras de Basto reclama classificação de mosteiro como Monumento Nacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Cabeceiras de Basto, 30 jul (Lusa) - A Câmara de Cabeceiras de Basto anunciou hoje que vai pedir ao Governo a classificação do Mosteiro de S. Miguel de Refojos como Monumento Nacional, enquanto ultima a candidatura à UNESCO para Património Cultural da Humanidade.

Em comunicado, o município lembrou que a igreja, a sacristia e o teto do salão nobre dos Paços do Concelho estão classificados como imóvel de interesse público desde 1933.

"Mas o conjunto, no seu todo, não foi ainda classificado como Monumento Nacional", acrescentou.

O mosteiro, além da igreja, integra os Paços do Concelho e o Externato de S. Miguel de Refojos, este último património da Arquidiocese de Braga.

A candidatura a Património Cultural da Humanidade está ser preparada e será apresentada "brevemente" à UNESCO, segundo a autarquia.

Aquele mosteiro é considerado a joia do barroco em Terras de Basto, tendo a Câmara, recentemente, promoveu a remodelação dos claustros, transformando-os num espaço para atividades culturais e recreativas.

A autarquia também já apresentou uma candidatura a fundos comunitários para a recuperação dos altares do mosteiro.

VCP // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.