Câmara de Esposende aprova continuidade de Equipa de Sapadores Florestais

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 28 jul (Lusa) -- A Câmara de Esposende aprovou a renovação do protocolo de colaboração com a Associação Florestal do Cávado, com vista a garantir a permanência da Equipa de Sapadores Florestais no concelho, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia esclarece que "está, desde modo, assegurada a continuidade deste grupo de trabalho que tem vindo a assegurar a defesa e proteção das áreas florestais do território", num "encargo anual para o município de 30 mil euros".

A Câmara descreve que a Equipa de Sapadores Florestais de Esposende, constituída por cinco elementos, foi criada através de uma candidatura apresentada à Autoridade Florestal Nacional.

"Dotada de capacidades e conhecimentos específicos adequados, esta equipa desenvolve, ao longo do ano, com caráter permanente e de forma sistemática e eficiente, medidas de prevenção de incêndios florestais, nomeadamente através de ações de silvicultura preventiva e vigilância das áreas florestais, de acordo com o Plano Operacional Municipal", acrescenta a Câmara.

Nas funções da equipa está ainda incluído "o apoio ao combate a incêndios quando requisitada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil", bem como "ações de rescaldo e vigilância pós-incêndio".

A isto soma-se "a sensibilização da população para as normas de conduta em matéria de ações de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas".

A Câmara destaca ainda que, "através das diversas ações que tem desenvolvido no terreno", a Equipa de Sapadores Florestais tem contribuído "em muito para acautelar eventuais ocorrências de incêndios".

"A sua intervenção tem permitido garantir a preservação da mancha florestal concelhia, assumindo-se como um agente fundamental no Plano Operacional Municipal de Esposende", descreve o município.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.