Parque eólico offshore de Matosinhos pode ficar a 38 km da costa 

| Norte
Porto Canal

O parque eólico offshore de Matosinhos pode, afinal, ficar a 38km da costa.

A potência estava projetada para ficar a 3 km da costa da Área Metropolitana do Porto, o que causava conflitos com a pesca local. A nova localização reduz também o impacto visual do parque eólico flutuante.

O presidente da Área Metropolitana diz que o governo não se mostrou sensível quanto à intensidade de ventoinhas eólicas que vão ser instaladas na zona. Sobre os efeitos na atividade piscatória, Eduardo Vítor Rodrigues diz que o parque eólico vai apenas afetar a pesca por arrasto.

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Segurança reforçada aos fins de semana no Jardim do Morro em Gaia

As autoridades aumentaram a vigilância no Jardim do Morro, perto da Ponte Luís I, em Gaia, principalmente aos fins de semana. A Polícia Municipal, os bombeiros e a PSP vão estar mais presentes no local para garantir a segurança dos visitantes.

Aurora boreal cobre de "magia" céus a Norte

Os céus de Portugal foram esta sexta-feira à noite 'contemplados' com auroras boreais, fenómeno associado a uma tempestade solar de rara intensidade que está a afetar a Terra.