Estado "arrecada" mais de 8,8 milhões por dia com a inflação

Estado "arrecada" mais de 8,8 milhões por dia com a inflação
| Economia
Porto Canal

Os efeitos da inflação encaixaram nos cofres do Estado mais de 8,8 milhões de euros por dia em impostos durante o ano de 2022. 

A conclusão consta de um estudo do Banco de Portugal, citado este domingo pelo jornal Correio da Manhã.

Este encaixe é intitulado como o "efeito direto do aumento da inflação sobre a receita fiscal e contributiva". 

Segundo o estudo, verificou-se que "do aumento da receita fiscal e contributiva em 2022 (11 156 milhões de euros), cerca de 30% (3212 milhões de euros) resultou do aumento da inflação". 

O imposto que mais contribui para este valor foi o IVA, "em virtude da sua enorme base tributável, bem como a multiplicação das transações económicas com incidência fiscal". 

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.