Reconversão das Avenidas Atlânticas sem solução à vista

Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Porto
Porto Canal

A reconversão das Avenidas Atlânticas tem sido tema na cidade do Porto há algum tempo, mas segundo a Câmara Municipal, não tem sido em vão.

O que a autarquia quer mesmo ter em atenção é o espaço e o serviço de mobilidade para os peões.

“Queremos mais pessoas nos transportes públicos, nós não queremos tirar espaço ao peão”, disse Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, no Ata Pública, no Porto Canal.

Vladimiro Feliz, do PSD, considera que há uma limitação do espaço na Avenida Brasil e Avenida Montevideu apontando que a reversão da estrutura destas avenidas tem de ser muito bem pensada, para ser bem feita.

“Numa obra, que a meu ver, para ser transformadora tem que realmente requalificar a cidade, tem de ser uma obra pensada de forma estrutural. Para mudarmos só faz sentido se mudarmos para melhorar muito a mobilidade que ali acontece naquela avenida. Se não, mais vale esperar pelo que vai acontecer na Nun’Álvares, mais vale esperar pelo que vai acontecer com o ‘metrobus’ e pensar numa solução integrada para toda aquela zona”, aponta o vereador Vladimiro Feliz.

Já para a CDU, o município não tem considerado as soluções certas. Rui Sá considera que falta planeamento estratégico do território. “Parece-me que as soluções apresentadas pela Câmara são soluções não estruturais e, portanto, é assim que se vai construindo a cidade do Porto sem haver um planeamento estratégico, sem haver uma reflexão estratégica dos órgãos municipais e as soluções vão-se encontrando assim de um momento para o outro”, aponta o líder do grupo municipal da CDU.

Isabel Menéres, aponta que é preciso uma reflexão profunda que vá além da mobilidade. “Os cidadãos não compreendem este fazer e desfazer de obras. A fazer agora uma alteração, que seja uma alteração com alguma perspetiva de durabilidade”, disse no Ata Pública.

Para o processo avançar, falta agora o parecer da união de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

+ notícias: Porto

GNR desmantela rede que traficava droga no Porto. Apreendidas mais de 70 mil doses de haxixe

A GNR desmantelou, no domingo, uma rede de tráfico de droga que operava no Grande Porto, tendo detido 10 homens e apreendido mais de 70 mil doses de estupefacientes, bem como cerca de 100 mil euros, foi esta segunda-feira revelado.

Ativistas pró-Palestina obrigados a "desmobilizar" da Faculdade de Ciências do Porto

Os ativistas pró-palestina que desde quinta-feira se mantêm em protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto receberam, no domingo, a indicação para desmobilizarem até às 20h de hoje ou “serão acionados meios” para os retirar.

Câmara do Porto reprova bolsa de prioridades para casos de despejo sem habitação assegurada

São precisas mais respostas de emergência e de inclusão social no Porto. Foi essa a base da proposta que a CDU apresentou esta segunda-feira, em reunião de executivo, que recomendava um programa integrado nas áreas mais carenciadas da cidade. A recomendação acabou reprovada, contando apenas com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda.