Consumo de combustíveis recua 5,5% de março para abril

Consumo de combustíveis recua 5,5% de março para abril
| Economia
Porto Canal/Agências

O consumo de combustíveis em Portugal diminuiu 5,5% em abril, face a março, com recuos no gasóleo, gasolina e GPL e um aumento no combustível para aviação (jet), divulgou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o boletim mensal do Mercado dos Combustíveis e GPL da ERSE, em abril, "o consumo global [de combustíveis derivados de petróleo] diminuiu 39,5 kton [quilotoneladas] face ao mês anterior, o que representa um decréscimo de 5,5%", totalizando 679,1 kton.

A diminuição do consumo ocorreu no GPL (gás de petróleo liquefeito, -20,8%), no gasóleo (-9,9%) e na gasolina (-9,1%). Em contraciclo, houve um aumento, de 18,5%, no consumo de jet.

Comparativamente a abril de 2022, o consumo foi superior em 21,9% (122,1 kton), com um aumento no consumo de 'jet' (+343,1%), de gasolina (+20,8%) e de gasóleo (+7,6%). Em contraciclo, o consumo de GPL diminuiu (-9,4%).

Já face ao período homólogo pré-pandémico de 2019, o consumo verificado em abril foi inferior (-4,9 kton), com uma diminuição no consumo de GPL (-26,0%), de gasóleo (-3,6%) e de gasolina (-0,9%). Contrariamente, no mesmo período, aumentou o consumo de jet (+17,6%).

A ERSE aponta ainda que, em abril, os Preços de Venda ao Público (PVP) médios da gasolina no mercado nacional "acompanharam o comportamento dos mercados internacionais e registaram um aumento de 1,1%". Pelo contrário, os PVP médios do gasóleo diminuíram 2,1%, face ao mês anterior.

Segundo o regulador, os hipermercados "mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento 'low cost'".

Em abril, os distritos de Braga, Santarém e Castelo Branco registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental, enquanto Beja, Bragança e Lisboa apresentaram os preços mais altos.

Relativamente à garrafa de GPL (butano e propano), Braga, Viseu e Vila Real registaram, para Portugal continental, o menor custo, enquanto Beja, Faro e Leiria apresentam os preços mais elevados.

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.