Casa memorial mostra percurso de vida e espiritualidade de beata de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 jul (Lusa) -- O percurso de vida, a obra e a espiritualidade da beata Madre Rita Amada de Jesus vão estar disponíveis numa casa memorial que é inaugurada no domingo, em Casal Mendinho, na freguesia de Ribafeita, concelho de Viseu.

A Casa Memorial Rita Amada de Jesus é da responsabilidade do Instituto Jesus Maria José, fundado pela beata, que nasceu a 05 de março de 1848 e morreu a 07 de janeiro de 1913.

Fátima Eusébio, do departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, que tratou dos conteúdos, explicou à agência Lusa que a casa memorial foi implantada no local onde existiam as ruínas da casa onde nasceu Madre Rita, integrando um conjunto que, "para além de informar sobre o seu percurso de vida, dá a conhecer a obra por ela feita e todo o seu carisma e espiritualidade".

No exterior, foi colocado um monumento do artista Paulo Medeiros, onde estão presentes elementos que a beata valorizava, relacionados com "a família, com a eucaristia e com a ligação que ela procurava estabelecer com todos aqueles que viviam com mais dificuldades".

"Conseguiu-se, em termos de construção e depois na articulação com os outros elementos, uma simbiose muito perfeita entre a modernidade e o ambiente mais rural de Casal Mendinho", explicou.

Segundo Fátima Eusébio, a Madre Rita, que viveu na segunda metade do século XIX, era uma mulher muito moderna para a época, "com uma visão e um empreendedorismo extraordinários", uma ligação que está bem conseguida no monumento.

"O aspeto pujante do monumento mostra-nos a força que ela teve para conseguir ultrapassar todos os obstáculos que foram sempre surgindo para a criação da sua obra e depois para a sua manutenção, porque, em 1910, com a implantação da República, o Instituto foi completamente extinto e as irmãs dispersas", contou, lembrando que Madre Rita as mandou para o Brasil com o objetivo de conseguirem continuar a sua missão.

No interior da casa, os visitantes são informados sobre o percurso de vida de Madre Rita, havendo objetos pessoais e reproduções da sua autobiografia e de cartas que escreveu.

"Depois, mostra toda a luta que ela empreendeu para conseguir concretizar aquilo que considerava como sendo a missão que Deus lhe deu: fundar um instituto orientado e vocacionado para a vertente da espiritualidade, para a proteção das crianças, da família e dos mais necessitados", frisou.

Fátima Eusébio avançou que, na envolvente do edifício da casa memorial, existem alguns espaços simbólicos, como um telheiro e uma mina de água onde a beata se refugiou durante a perseguição após a implantação da República.

"Esses dois locais estão neste momento integrados através de um arranjo paisagístico que foi feito neste conjunto da casa memorial e fazem parte do percurso de visita", acrescentou.

Inicialmente, a obra estava orçada em cerca de 300 mil euros, um valor que subiu para que fosse possível a estadia de grupos.

Segundo a responsável, "o valor subiu para cerca de 400 mil euros, porque foi valorizada uma vertente que inicialmente não tinha sido pensada, a construção de um telheiro com instalações sanitárias, chuveiros e bancada de cozinha" para acolhimento de grupos de escuteiros, jovens e outros fiéis que ali queiram ficar acampados ou acantonados.

Rita Amada de Jesus foi beatificada em maio de 2006, depois de a Santa Sé ter reconhecido um milagre que lhe era atribuído: a cura de uma mulher que sofria de uma doença mortal do intestino, na cidade brasileira de Franca, em 1989.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).