Risco máximo de incêndio em Mação e Sardoal no distrito de Santarém

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jul (Lusa) -- Os concelhos de Mação e Sardoal, distrito de Santarém, apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

O IPMA colocou também os concelhos de Monchique, Portimão e Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Vila de Rei, Proença-a-Nova e Penamacor (Castelo Branco), Grândola e Alcácer do Sal (Setúbal), Abrantes e Constância (Santarém) e Aguiar da Beira e Sabugal (Guarda) em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira 41 incêndios, que foram combatidos por 664 bombeiros, com o apoio de 169 veículos.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral e nas regiões do interior a norte da Serra da Estrela até ao final da manhã, e nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia entre os cabo Raso e Mondego.

A previsão aponta também para a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã.

Durante a tarde, deverá verificar-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas zonas montanhosas.

Prevê-se ainda vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte e com rajadas da ordem de 60 quilómetros/hora no litoral oeste a partir da tarde e possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e no interior do Alentejo até ao início da manhã, vento fraco a moderado de noroeste, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e tornando-se moderado a forte e com rajadas da ordem de 60 quilómetros/hora no litoral oeste a partir da tarde.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Alentejo.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Viana do Castelo prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, no Porto 22, Faro e Portalegre 30, Castelo Branco e Bragança 33, Évora e Beja 31, Vila Real 29, Braga 28, Viseu 27, Coimbra 23, Leiria 21, na Guarda e Funchal 25.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.