Norte e centro defendem abertura de candidaturas ao novo QCA no 4.º trimestre

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 23 jul (Lusa) - As três principais associações empresariais do norte e centro de Portugal reclamaram hoje a operacionalização urgente e a abertura das candidaturas ao novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) no quarto trimestre deste ano.

A ideia foi defendida num encontro entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro de Almeida, e a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Industrial do Minho (AIMinho) e o Conselho Empresarial do Centro (CEC), que decorreu na passada terça-feira.

A reunião serviu para mostrar as preocupações destas três instituições no que diz respeito ao novo acordo de parceria relativamente às prioridades de financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020.

Numa nota de imprensa divulgada hoje, a AEP, a AIMinho e o CEC consideram "fundamental" que a abertura das candidaturas ao novo QCA aconteça no 4.º trimestre deste ano.

Num momento decisivo para o País, em que os primeiros sinais de recuperação económica começam a aparecer, estas associações consideram que a aceleração da chegada dos fundos europeus à economia "é decisivo para a melhoria da competitividade das empresas portuguesas".

Na mesma nota, as associações referem que o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional "mostrou uma enorme convicção" de que, no início do 4.º trimestre, as candidaturas estarão abertas para vários programas e que, até final do ano, existam movimentos financeiros resultantes do novo QCA.

Estas três instituições, que representam cerca de cem associações empresariais do norte e centro do país, mostraram ainda estar satisfeitas com o empenho do Governo no sentido de acelerar o acordo de parceria do programa Portugal 2020, que vai ser formalmente assinado ainda no corrente mês.

"Embora haja ainda muito trabalho a desenvolver, esta é uma excelente notícia para o país e para a economia em particular", salientam.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.