Passos diz que espera apresentar em breve nova forma de executar o Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Berlim, 03 jul (Lusa) - O primeiro-ministro mostrou-se hoje confiante que em breve apresentará a "cidadãos" e "investidores" uma nova forma de executar o seu Governo e defendeu que não existe qualquer razão substantiva política para perder a maioria no parlamento.

Pedro Passos Coelho assumiu estas posições em resposta a questões que lhe foram colocadas pela imprensa internacional, em Berlim, no final da conferência sobre emprego.

Confrontado com o facto das 'yields' dos títulos de dívida nacionais a dez anos estarem a subir de forma significativa desde terça-feira, o primeiro-ministro reconheceu que essa trajetória é "resultado da instabilidade política" no seu Governo.

A seguir, no entanto, Pedro Passos Coelho procurou desdramatizar a situação nacional, alegando que todas as coligações [governamentais] na Europa têm os seus problemas".

"Neste preciso momento há um problema na coligação em Lisboa. Tentarei resolver esta situação o mais rapidamente possível", disse o líder do executivo.

Pedro Passos Coelho defendeu depois que, nem em Portugal, nem no exterior, alguém compreenderia que um uma maioria parlamentar abandonasse um programa de ajustamento ao fim de dois anos por falta de condições políticas para oferecer estabilidade ao Governo.

"Estou confiante que vamos apresentar brevemente aos cidadãos e aos investidores uma maneira diferente de executar o Governo, assegurando a estabilidade política", declarou.

Interrogado se a atual situação nacional não o obrigará a deixar o cargo de primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho respondeu que não se demitirá, porque não vê razão para isso.

"Se o Governo não tivesse suporte no parlamento, então não haveria possibilidade de o manter. Não vejo que haja uma razão importante em termos políticos para que este Governo possa perder a maioria no parlamento e que justifique a queda do Governo", respondeu, antes de deixar uma mensagem de otimismo:

"Estou confiante no sentido de responsabilidade de todos os agentes políticos no parlamento, particularmente nos da coligação governamental", acrescentou.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.